O Azeite de Oliva é rico em compostos fenólicos e teor antioxidante. O Azeite de Oliva é rico em compostos fenólicos e teor antioxidante, esse tipo de gordura é rica em ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam a diminuir o LDL (“colesterol ruim”), previne a aterosclerose (placas de gordura nas artérias), melhora o metabolismo da glicose e controle da pressão (via redução de tromboxanos). Também é importante citar que o azeite é rico em beta-sitosterol, que além de reduzir o colesterol ainda ajuda a prevenir alguns tipos de câncer.

Há diversos benefícios relacionados ao consumo do azeite, mas algumas situações podem interferir diretamente na qualidade do produto! Então hoje venho trazer algumas dicas para hora de escolher o azeite.


1 – Leia o rótulo! A designação de azeite serve exclusivamente para óleo vegetal extraído do fruto da oliveira, que é diferente de óleo Misto ou Composto (produtos constituídos da mistura de óleos). Por isso leia o rótulo!

2- Atente para acidez! O azeite de oliva possui acidez entre 0,8 e 1,5% enquanto que o azeite de oliva Extra Virgem possui um teor de acidez menor (até 0,8%). Por isso é importante que se leia atentamente o rótulo.

3- Escolha produtos que possuam embalagem escura! As propriedades benéficas citadas dependem da integridade de seus compostos. Embalagens claras ou translúcidas não protegem o produto da ação da luz, promovendo oxidação dos compostos.

4- Atenção com a origem e procedência! Pouco tempo atrás algumas marcas de produtos foram analisadas e reprovadas por adulterarem seu conteúdo.

5- Cuidado com produtos próximo ao vencimento! Muito comum encontrarmos produtos em promoção por conta da validade. Porém essa é uma daquelas situações onde o barato pode sair caro! Pois as chances de o azeite ter sofrido alterações durante o transporte e armazenamento são bem maiores no produto que ficou no estoque.

Espero que essas dicas ajudem! E sobre o uso, uma revisão a respeito das propriedades do azeite submetidos à altas temperaturas (>180ºC) concluiu não haver diferença significativa em relação ao seu perfil lipídico, formação de compostos tóxicos e manutenção de 80% de suas propriedades.

 

Endereço:

Rua Profº Folk Rocha, Bairro Jardim Ouro Branco | nº 0650 | CEP: 47802-200. Clinica Cognitiva – 2° andar, Sala 207 – Barreiras BA.

Telefone: (77) 9-9976-2386

– E-mail: augusto-porto@hotmail.com

– Whatsapp: (77) 9-9976-2386

– Instagram: @augustoportonutri

*Texto: Dr. Augusto Porto


atualizado em 29/03/2019 - 14:42

comentários