Saiba os benefícios de adotar esse modelo de trabalho

De acordo com um levantamento realizado pela Unentel, o modelo de trabalho home office adotado durante a pandemia de coronavírus agradou mais de 80% dos colaboradores de empresas por todo Brasil. Ainda segundo o estudo, mais de 60% gostaria de manter parcialmente esse regime após decretado o fim da pandemia em território nacional.

Se por um lado, isso traz muitos benefícios aos funcionários, por outro, as empresas também saem ganhando. Muitas empresas perceberam rapidamente as vantagens do home office, de acordo com André Bax, master coach e especialista em gestão de negócios. “Algumas empresas já vinham adotando esse modelo antes mesmo da pandemia. Porém, com a necessidade de isolamento social, essa realidade começou a ser acelerada. Hoje em dia, diversos empresários já percebem que o modelo pode ser vantajoso em diversos aspectos”, completa.

Porém, devido a cultura de anos, muita gente ainda se adapta às necessidades do home office. “Muitos tipos de trabalho precisam de contato direto em diversas ocasiões para evitar o famoso ‘telefone sem fio’, dentre outras necessidades que só podem ser resolvidas presencialmente. Além disso, quando falamos em equipes maiores, é muito mais difícil coordenar todo mundo ao mesmo tempo”, comenta André.

Regime Híbrido

É nesse sentido que o um novo modelo vem ganhando destaque e possui expectativa para se tornar um dos mais adotados nos próximos anos. Ele é conhecido como Regime Híbrido, em que, basicamente, a ideia é dividir home office e trabalho presencial. “Nesse modelo, as empresas possuem facilidade para aliar o bem-estar da equipe, a manutenção de resultados, uma coordenação eficiente, economia de gastos, dentre outras vantagens”, acrescenta.

Ao colocar em prática o Regime Híbrido, o empregador pode escolher a frequência e a quantidade de funcionários para lidar com cada tipo de situação. “Ele pode escolher a presença da equipe em um dia sim, dia não. Apenas dois dias na semana ou um para reuniões pontuais. Tudo vai depender da necessidade de cada empresa e demanda a ser realizada”, diz.

Será que estou preparado?

André destaca que esse é um modelo de trabalho atraente, mas que, assim como todos os processos de uma empresa, exige análise. “Identifique como sua equipe se saiu no período de home office, o que pode ser melhorado e busque informações completas sobre como o regime híbrido pode se encaixar em sua empresa. Assim o modelo poderá ser utilizado da forma correta para alavancar ainda mais os resultados”, complementa.

Fonte: André Bax, formado em Administração, MBA em Gestão Empresarial e pós-graduado em Gestão de Negócios para Executivos e Master Coach. Diretor do Instituto EVEX, escola especializada na formação de líderes e coachs.


comentários