Rotina de alimentação deve ser sempre equilibrada e dentro das quantidades específicas

É comum a mulher querer emagrecer após o parto, para voltar ao peso que tinha antes de engravidar, a fim de aumentar a sua auto-estima e se sentir bem. Mas é importante saber que durante essa fase a perda de peso deve ser progressiva, portanto, dietas muito restritivas não são recomendadas, pois podem ter consequências para a mãe e para o bebê.

A amamentação é muito importante para que ocorra essa perda de peso, pois uma alimentação equilibrada e saudável auxiliará a uma perda de peso natural da mulher.

Tentar amamentar sempre que possível é o ideal, já que nesse processo é utilizado a gordura que foi armazenada durante a gravidez, assim como as calorias que se consomem para estimular a produção de leite materno.

A amamentação irá favorecer a perda de peso no pós parto, pois para produzir 1l de leite materno, são necessárias 800 calorias por dia, em que 500 cal são fornecidas pela dieta e 300 cal são do depósito materno.

“O tipo de alimentação durante essa fase é essencial. Pela maior quantidade de energia que o organismo precisa para produzir o leite materno, o ideal é comer bem, porém fazer escolhas nutritivas e equilibradas”, afirma o médico gastroenterologista Bruno Sander, especialista em tratamentos contra a obesidade.

Incluir cereais integrais, frutas, legumes, carnes, leite e derivados, pois são ricos em nutrientes que ajudarão a mamãe a recuperar a forma rapidamente.

É importante o controle nessa fase, pois se houver um superávit calórico muito alto, isto é, comer além do que o necessário e recomendado, a lactante pode engordar, ao invés de emagrecer, após o parto. Saber o que comer, mesmo que em maiores quantidades, é importante para essa manutenção do peso.

A prática de atividade física após o parto também funciona como uma ótima aliada na perda de peso. Mas fique atenta! Exercícios só são permitidos após a liberação do médico, o que normalmente acontece em torno de seis semanas após o parto (cerca de um mês e meio).

Para favorecer o emagrecimento, os exercícios aeróbicos devem ser realizados, além da musculação, em menor intensidade no início. Os abdominais, por exemplo, são ótimos para fortalecer o abdômen e combater a flacidez. Nesse tempo, é recomendado que a mulher seja acompanhada por um profissional de educação física, para evitar lesões e complicações após o parto.

E uma dieta mais restrita, quando poderá ser realizada? Na fase de amamentação é importante esperar pelo menos seis meses para que seja iniciada uma dieta mais “severa”, pois o organismo precisa voltar ao equilíbrio hormonal e a produção de leite materno não será prejudicada.

Caso a mamãe esteja em um peso acima do recomendado, a alimentação após o parto pode ser em menores quantidades, mas não ao ponto de gerar um déficit calórico que pode comprometer na amamentação. Apenas o seu médico saberá qual é a sua quantidade ideal de calorias e porções a serem consumidas por dia, de acordo com as suas necessidades corporais.

Definitivamente, baixar o peso após o parto não é uma tarefa fácil, e isso fica um pouco mais difícil para aquelas mães que não podem amamentar por algum motivo. Nesses casos, a alimentação restritiva antes dos seis meses, como citado acima, não é recomendada.

E, quando o assunto é emagrecimento, a cautela deve andar junto. Felizmente, já existem diversas opções de tratamentos que podem ser realizadas de acordo com a necessidade específica de cada paciente e seu organismo.

A Sander Medical Center, clínica especializada em emagrecimento em Belo Horizonte é a escolha ideal para proporcionar um emagrecimento saudável, com procedimentos seguros e eficazes.

Para entender mais sobre, confira os principais procedimentos da atualidade:

Balão Intragástrico – Este sistema ajuda o paciente emagrecer em pouco tempo, utilizando um balão inflável de silicone dentro do estômago que induz a sensação de saciedade e permite reduzir a ingestão de alimentos, auxiliando, assim, a reeducação alimentar. Dessa forma, o paciente aprende a comer da maneira correta e, consequentemente, emagrece de maneira saudável.

Redução de Estômago por Endoscopia – O Overstich©, ou redução de estômago por endoscopia, é considerado uma grande evolução em procedimentos para emagrecer. O método tem o mesmo objetivo da redução de estômago convencional, porém, é considerado menos invasivo, por ser uma técnica realizada por endoscopia e sem cortes. Dessa forma, a recuperação é muito mais rápida e indolor para o paciente.

Plasma de Argônio – Para quem já fez a cirurgia bariátrica, mas voltou a ganhar peso, o Plasma de Argônio é uma excelente opção. Este procedimento faz com que o paciente possa adquirir novamente a sensação de saciedade precoce. O objetivo desta técnica é reduzir o tamanho da anastomose (saída do estômago), que é a emenda cirúrgica feita entre o estômago reduzido e o intestino delgado.

Sander Medical Center

O Sander Medical Center possui os melhores especialistas para lidar com todos os tratamentos relacionados à obesidade, desde o estado físico até o mental. Durante a pandemia da Covid-19, contamos com atendimento profissional a distância ou presencialmente, para casos de urgência e emergência. Continue se protegendo com quem entende do assunto.

Entre em contato pelo WhatsApp: (31) 98010-5000 / (31) 99750-1155 ou telefone: (31) 3588-1155 / (31) 3261-4515

www.sandermedicalcenter.com.br


comentários