Honraria será dada pelo vereador Palmério Cardoso Ferreira (Palmeirinho) do Partido Verde no dia 08 de novembro; CENSA vem ajudando Betim também a se projetar nacionalmente através dos trabalhos que desempenha

O Centro Especializado Nossa Senhora D’Assumpção – CENSA Betim, que é referência no atendimento às pessoas com deficiência, completou 55 anos de muita história. Pelo trabalho desenvolvido nas mais de cinco décadas, a instituição vem ganhando cada vez mais notoriedade. Prova disso é que a instituição foi tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, homenageada com o Selo dos Correios, e, agora, no dia 08 de novembro, sexta-feira, a instituição será condecorada com o Diploma de Honra ao Mérito, através de uma homenagem do vereador Palmério Cardoso Ferreira (o Palmerinho) do Partido Verde (PV) pelos 55 anos de trabalhos do CENSA na cidade de Betim.

O CENSA foi fundado em 1964 pela educadora Ester Assumpção, mulher à frente de seu tempo, que trabalhou com Helena Antipoff no Instituto Pestalozzi. Dona Ester, como era carinhosamente chamada, acolhia em seu próprio lar crianças com deficiência cujas famílias não podiam fixar residência em Belo Horizonte. Assim nasceu o CENSA, de um sonho, um ideal de uma educadora, cujo desejo de cuidar e amparar crianças com deficiência e suas famílias era genuíno e se materializou em quatro instituições por ela fundadas: CENSA, APEX, Instituto Ester Assumpção e Clínica São José.

Para Natália Costa, diretora e psicóloga do CENSA Betim, é um privilégio poder servir as pessoas que precisam na instituição. “Lembrar de Ester Assumpção é honrar nossas raízes, zelar por esse legado que recebi e sinto-me privilegiada de servir com afinco e alegria. Sou da terceira geração de gestoras de uma organização que nasceu, primeiro no coração de uma mulher magnífica, e se materializou através de muitas mãos, sendo hoje referência nacional no atendimento transdisciplinar da pessoa com deficiência intelectual na idade adulta”, pontua Natália Costa.

Vidas transformadas

Natália Costa lembra que milhares de pessoas tiveram suas vidas transformadas pelo CENSA. “Nesses 55 anos, mais de dois mil alunos com deficiência intelectual já passaram por aqui, o que ajudou não só as famílias dos educandos, estimulando a inclusão e a educação, como também na formação de mão de obra especializada, já que antigamente o local abrigava o hospital Nossa Senhora D’Assumpção, que possuía residência médica na área de psiquiatria”, relembra.

Com cerca de 100 educandos atualmente, a instituição possui uma equipe de profissionais da área da saúde e educação que somam esforços para criar condições favoráveis para o desenvolvimento e a inclusão desses indivíduos. Além disso, o CENSA é um espaço de formação e parceria com escolas públicas e privadas, além de faculdades e universidades. Seus profissionais estão sempre engajados na produção científica de artigos, livros e teses e, com isso, se mantêm atualizados na busca de soluções estruturadas para pessoas com deficiência intelectual e seus familiares.

Betinense sempre

O CENSA Betim que é uma instituição Betinense sempre primou pela atenção aos profissionais da região, tanto que para isso, sempre teve em seu quadro de funcionários e demais profissionais da própria região. “Temos funcionários na casa que tem 10, 20, 30 e até 40 anos de trabalhos com a gente e praticamente todos de Betim. Nosso amor a cidade é forte e temos muito orgulho de ter em nosso corpo profissional, pessoas tão engajadas e que fazem o melhor para nossos educandos. É uma satisfação podermos fazer parte do crescimento e da projeção de Betim para o país. Agradecemos a cada um que

Serviço

CENSA Betim recebe diploma de Honra ao Mérito

Data:08 de novembro, sexta-feira

Horário:19h30

Local: Câmara Municipal de Betim – Av. Gov. Valadares, 241 – Centro, Betim – MG


comentários