A hipnoterapia infantil pode ajudar a criança a resolver quadros como o déficit de atenção e a hiperatividade

A hipnose ainda é um tratamento cercado de tabus, embora existam evidências de que o seu uso nos consultórios está cada vez mais popular e eficiente. A técnica consiste em fazer o paciente encontrar em si mesmo a força e a confiança para enfrentar seus problemas e recuperar o equilíbrio e o bem-estar do seu corpo.

‘’Por meio da hipnose é possível tratar a fundo os problemas trazidos pelos pacientes, cuja raiz está no subconsciente, em um tempo menor se comparado às psicoterapias tradicionais’’, afirma Thiago Porto, hipnoterapeuta.

Fobias em geral, depressão, síndrome do pânico, TOC, ansiedade entre outros podem ser tratados com hipnose terapêutica. Em crianças, a hipnose é capaz de melhorar bastante a qualidade de vida desses sujeitos em formação.

Rotuladas como “crianças que não param quietas”, os hiperativos têm muita dificuldade de permanecer em uma única atividade, como assistir aulas, ver TV e cumprir tarefas em geral. Na hipnose, busca-se a origem do sintoma, trabalhando a compreensão e a reprogramação na mente delas.

O método foca no problema específico, visando eliminar a dificuldade do subconsciente, ao trazê-la à tona. Desse modo, é possível enfrentá-la e reprogramá-la.

Medos, estresse e fobias em crianças

A infância é uma fase difícil, com muitas mudanças. A perspectiva infantil está sempre sob a expectativa dos pais e possuem medo de não serem aprovadas.Pequenos acontecimentos podem representar verdadeiros traumas para as crianças, que podem persistir durante um bom tempo.

O tratamento com hipnose tratará a fundo essas questões, por meio de metáforas aos problemas emocionais. Ao serem manifestadas, elas jogam luz ao causador da situação indesejável.

A hipnose também pode ajudar a criança a mudar hábitos indesejáveis, como fazer xixi na cama, por exemplo, e melhorar seus relacionamentos em casa e na escola.

Pandemia afetou as crianças

Na pandemia, crianças com quadros de hiperatividade, estresse ou ansiedade foram mais afetadas do que as outras.

Isso porque, ao ficarem muito tempo confinadas em casa, chegam a um nível de exaustão de suas tarefas e o fato de não terem novidades na rotina ou nada que a instigasse por muito tempo contribui para esses fatores entrarem em ação, o que resulta em atitudes e comportamentos indesejados.

Outras crianças desenvolveram medos e fobias como sair de casa, pois, por serem bastante literais em suas interpretações, podem acreditar que existe realmente uma ameaça fora de controle em seu mundo exterior, e que não existe possibilidade de cuidado diante da atual situação.

Em casos como esses, a hipnose pode ser uma alternativa. “O profissional poderá investir em técnicas que estimulem a concentração e que a façam ter persistência, sem nunca demonstrar censura à situação da criança”, explica Thiago.

Os pais devem sempre dialogar com a criança e analisá-la durante a execução de suas tarefas e o seu comportamento dentro de casa, para assim chegarem a uma conclusão e buscar a melhor solução e possível tratamento para ela.

A hipnose é indicada a partir dos três anos de idade, sempre com autorização dos pais e o acompanhamento de um profissional responsável. É um procedimento não invasivo e de baixo risco.

Fonte: Thiago Porto, Hipnoterapeuta, Professor De Hipnose, Master Practitioner em PNL, Coach e Palestrante. É certificado pela OHTC – OMNI Hypnosis Training Center, membro da NGH – National Guild of Hypnosis e membro da IBHEC – International Board Of Hypnosis Education & Certification. Especialista em recuperação de casais.


comentários