Conheça os sinais e entenda a importância
de se cuidar em qualquer fase da vida

Na última semana, a cantora Anitta foi surpreendida com a notícia de que estava com trombose. O relato nas redes sociais da artista pegou muita gente de surpresa, principalmente, devido ao estilo de vida agitado e com constantes exercícios físicos em sua carreira. Segundo especialistas, a doença, que é mais famosa por atingir pessoas que permanecem muito tempo assentadas, também pode ter outras razões e causar riscos graves à saúde.

O angiologista Guilherme Jonas, explica que a trombose se caracteriza como um coágulo sanguíneo – também chamado de trombo – que pode surgir nas veias ou artérias. O problema tem diversas causas, entre elas as mais comuns são: sedentarismo, redução da mobilidade por um grande período de tempo – comuns em pessoas que realizam viagens longas ou trabalham muito tempo assentadas -, trauma ocasionado na parede vascular que pode ocorrer devido a alguns tipos de cirurgias, doenças reumatológicas, uso frequente de cigarros, uso de anticoncepcionais, complicações na gravidez e hereditariedade.

Portanto, além do estilo de vida, diversos outros aspectos podem contribuir para o quadro de trombose que, quando permanece sem cuidados, pode desenvolver sérios danos à saúde, provocando a imobilidade completa das pernas ou óbito em situações mais graves.

O médico destaca que a doença, em alguns casos, pode ser silenciosa. “Por isso, essa é uma doença que merece bastante atenção. O contato com o médico deve ser frequente para avaliações e exames de rotina, principalmente se já houver algum caso na família. Porém, mesmo que não tenha, os cuidados com a saúde em casa devem ser regulares, sempre prezando por praticar exercícios, fazer alongamentos e ter uma alimentação saudável”, indica.

Sintomas

Além de cuidar constantemente da saúde, é importante observar sinais diferentes no corpo. “Ao sentir dor, queimação ou sensação de peso nas pernas em situações incomuns, é recomendado realizar alguns exames de rotina para saber se está tudo bem. Caso esses sintomas se tornem mais fortes acompanhados de inchaços e coloração diferente na perna é fundamental procurar um angiologista e começar as avaliações”, completa Guilherme.

Tratamento

Caso seja identificado algum trombo, o angiologista esclarece que o tratamento é feito com medicamentos anticoagulantes e, caso tenha se desenvolvido um quadro mais grave, é realizada um procedimento para remoção do coágulo. “Depois disso, recomendamos ficar um tempo de repouso, de acordo com a necessidade de cada paciente e, logo depois, a volta de exercícios físicos para impedir o surgimento de novos trombos”, diz.

Fonte: Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular, especialista em cirurgia vascular pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular). CRMMG 44020, RQE 28561, 37143. Diretor técnico da clínica Angiomais em Belo Horizonte MG.


atualizado em 14/07/2020 - 11:13

comentários