Confira como escolher a modalidade ideal de acordo com as suas necessidades

Em momentos de endividamento, perda de emprego, ou um gasto emergencial, o empréstimo é uma alternativa para resolução desses problemas. Dúvidas são comuns devido às várias opções existentes no mercado, por isso é importante pesquisar e comparar as taxas que foram oferecidas para avaliar a melhor opção.

Escolhendo o melhor empréstimo

Douglas Andrade, gerente de rede de franquias Empresta BH, afirma que o primeiro passo para evitar transtornos em relação ao empréstimo é procurar uma modalidade que tenha juros mais baixos. “O crédito consignado, voltado para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos, é a modalidade ideal para quem procura menores juros. É importante estar atento, pois os juros variam de uma instituição para outra”, afirmou.

Além da preocupação com as taxas, é importante comparar o Custo Efetivo Total (CET). Segundo o empresário, o CET são todos os encargos cobrados pelo banco. “É necessário verificar se o custo total cobrado pela instituição vale a pena financeiramente. É importante tomar cuidado com empréstimos online. Atualmente, é possível fazer empréstimo online com correspondentes bancários, porém é necessário averiguar a credibilidade da instituição a fim de evitar risco de fraude”, complementou.

A importância de organizar as finanças

Ao planejar as finanças é possível se organizar e compreender qual é a melhor modalidade de empréstimo que se encaixa dentro da situação. “Papel e caneta ou uma planilha no Excel listando todas as dívidas existentes ajuda a entender as principais necessidades e a traçar planos de corte de gastos”, explicou Douglas Andrade.

Fonte: Douglas Andrade, gerente de rede de franquias Empresta BH. Formado em Ciência Contábeis, com MBA em gestão estratégica de negócios e gerenciamento de projetos.


comentários