Estação pode prejudicar os fios. Especialista revela dicas para mantê-los saudáveis

Assim como outras partes do corpo, os cabelos também podem sofrer mais danos no inverno. As baixas temperaturas aliadas ao tempo seco e aos banhos quentes se tornam grandes vilões contra os fios nessa época do ano. Por esse motivo, os cuidados devem ser redobrados. Mas, quais são os segredos para manter o cabelo saudável durante a estação mais fria do ano?

A dermatologista, especialista em tricologia médica, Lívia Lavagnoli, explica que as alterações no cabelo durante o inverno podem variar de pessoas para pessoa. “Tudo depende de uma série de questões. O cabelo cacheado, por exemplo, é mais sensível e pode sofrer mais nessa época. Por outro lado, cabelos lisos podem apresentar perda ou excesso de oleosidade dependendo do que o indivíduo está acostumado a usar. Então, o primeiro passo ideal é receber avaliação profissional”, acrescentou.

Lavagnoli complementa que a através de uma visita ao especialista, o paciente poderá entender como funciona seu organismo e a estrutura do fio. “Dessa maneira, fica muito mais fácil encontrar o melhor tratamento, seja para o inverno ou em qualquer estação do ano”.

Doenças comuns

Devido ainda às baixas temperaturas, a tricologista alerta que algumas doenças capilares podem surgir com mais frequência. “Por causa do ressecamento e sensibilidade, a dermatite seborreica é uma das principais queixas dessa fase”.

Dicas

Para evitar transtornos e manter a saúde dos fios, a especialista indica que, além da visita regular a um profissional, algumas dicas são valiosas. “Deve-se lavar o cabelo com frequência. Além disso, nada de utilizar água muito quente. Os cosméticos devem ser utilizados com cautela sempre levando em consideração as indicações e contraindicações”, recomendou.

Fonte: Lívia Lavagnoli, médica dermatologista, membra da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e especialista em tricologia médica.


comentários