Mineiro de Abaeté, o escritor e jornalista Tarcísio Lage já passou pelas redações de grandes veículos de comunicação do Brasil e do mundo, entre eles BBC de Londres, Rádio Suíça Internacional e Rádio Nederland, onde se aposentou em 2002. Como escritor, tem quatro romances lançados e dois livros infantis. Agora, o autor se prepara para o lançamento de “Jerusalém Destruída” (Editora Batel), que em Belo Horizonte tem data marcada para o dia 29 de junho (sábado), às 11h, na Livraria Ouvidor Savassi.

O enredo central de seu novo romance tem como principal recorte a história de um jornalista assombrado por fotografias falantes que invadem os esconderijos mais secretos de sua memória e o obrigam a expor segredos quase inconfessáveis.

Com uma linguagem que vai do trágico ao deboche, a obra vasculha a memória do personagem principal, Tarquínio Esperidião, sujeito atormentado pela religião da infância, o estalinismo da juventude, a anarquia da idade madura e as dúvidas da velhice. Paralelamente, a trama faz um giro pelo Brasil racista e preconceituoso, os anos de chumbo da ditadura e o alvorecer do século XXI, sempre usando a fotografia como metáfora da memória.

Sobre a obra e o autor

O doutor em Literatura Comparada José Ribamar Bessa, que assina a orelha do livro, relata: “Na convivência com Tarcísio, nos anos de exílio, tive a sorte de conhecer algumas histórias aqui narradas antes que fossem escritas. Suspeitava, então, que aquele cativante contador de histórias, performático, capaz de fotografar nuvens em permanente movimento, podia nos dar um romance como esse que mexe com a Jerusalém que está dentro de nós, manejando com maestria a linguagem, o humor, a ironia e em alguns momentos, a compaixão e a solidariedade escondidas nas entrelinhas”.

Vivendo fora do país desde 1969 (quando se exilou no Chile durante a ditadura militar e, posteriormente, transferindo-se para a Europa), Tarcísio Lage afirma sobre sua decisão de permanecer morando em Hilversum, Holanda: “Logo que me aposentei, minha mulher me perguntou por que não voltarmos ao Brasil. Respondi que readaptar-se é mais difícil do que se adaptar. Pelo menos para mim. Todos os meus livros são sobre o Brasil e creio que escrever sobre o lugar de nascimento, do qual se absorveu toda a cultura, é mais enriquecedor fazê-lo de fora, desde que não se abra mão de visitas periódicas”.

Serviço:

Lançamento do livro Jerusalém Destruída, de Tarcísio Lage

Dia: 29 de junho, sábado, das 11h às 14h

Local: Livraria Ouvidor Savassi (R. Fernandes Tourinho, 253)

Entrada gratuita

ASSESSORIA DE IMPRENSA: ALVES MADEIRA COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO

Pedrinho Alves Madeira (31) 2531-2041 / 9 9991-5542
Michelle Rosadini (31) 98440-8318 | 3317-2871


atualizado em 26/06/2019 - 11:07

comentários