Especialista explica vantagens de ser fluente em outra língua nessa fase da vida.

Em um mundo cada vez mais globalizado, há tempos aprender inglês deixou de ser apenas um passatempo ou diferencial no currículo. Atualmente, para se encaixar, seja profissional ou pessoalmente, em quase qualquer lugar, saber falar corretamente o principal idioma mundial é um pré-requisito. Mas, devido a correria do dia-a-dia, muitas pessoas acabam deixando para depois, situação que pode complicar o aprendizado.

O fundador e diretor da escola HC School, Júnior Pires, com unidades em Betim, Contagem e Belo Horizonte, comenta que um erro comum, antigamente, era achar que aprender um novo idioma na infância ou adolescência poderia ser dispensável, pois o indivíduo tinha tendência a esquecer o que havia aprendido. “Esse fator fazia com que muitas pessoas adiassem para mais tarde as aulas de inglês. Porém, há alguns anos, foi comprovado por diversos especialistas que quanto mais cedo uma pessoa começa a aprender um segundo idioma, mais rápido aparecem os resultados”.

Benefícios

Júnior indica que aprender um idioma na adolescência, além de ser uma atividade extracurricular, pode ajudar na preparação para o mercado de trabalho e em oportunidades acadêmicas. “As maiores universidades do mundo exigem alunos que saibam se comunicar na língua inglesa. Após completar a primeira fase de estudos, para a vida profissional também é essencial. Mas, chegar em tais momentos sem saber nada é um grande erro. Afinal, para falar com qualidade, leva-se algum tempo e muita prática”, alertou o diretor da HC School.

Ele completa que as vantagens de aprender um novo idioma na adolescência também têm a ver com algumas facilidades dessa fase. “Neste momento, as preocupações e responsabilidades, geralmente, são menores. Além disso, quanto mais novo, maior a capacidade cognitiva de um indivíduo”, garantiu Pires.

Fonte: Josias Gonçalves Pires Júnior, fundador e diretor da escola HC School, com unidades em Betim, Contagem e Belo Horizonte (www.hcschool.com.br).


comentários